Blog Educacional


Introdução
dezembro 6, 2007, 2:27 am
Filed under: Introdução

Vivemos dias de Web 2.0 quando as pessoas se tornaram produtoras de conteúdo para ser transmitido através das redes de comunicação. Os teóricos do construtivismo/interacionismo talvez não imaginassem que algum dia houvessem ferramentas de interação tão potentes como as que existem hoje.

Blogs, You Tube, wikis são ferramentas para autoria e publicação online que abrem ao receptor a possibilidade de colaborar na construção do conteúdo e criar em co-autoria. Muito mais do que diários de adolescentes, como são conhecidos por muitos, os blogs são canais de expressão e comunicação que provomem o contato entre pessoas de interesses comuns. O poder de editar e ser a própria imprensa aliado ao convite de interferir em conteúdos publicados por outras pessoas, expondo sua opinião, são alguns dos atrativos que seduzem os chamados blogueiros.

Em termos de educação, a utilização de blogs com objetivos didáticos oferece inúmeras vantagens já que os mesmos podem agregar pessoas em torno de assuntos diversos possibilitando discussão e criação coletiva, o que promove a tão falada construção do conhecimento.

Marco Silva (2005) declara que a interatividade é a modalidade comunicacional que ganhou ênfase com a cibercultura, quando é aberta ao receptor a possibilidade de responder ao sistema de expressão e de dialogar com o mesmo. O autor considera que a atitude comunicacional não deve ser um ideal, mas uma atitude prática e cotidiana e que “é preciso despertar o interesse dos professores para um nova comunicação com os alunos em sala de aula presencial e/ou virtual”. Diz que “é preciso enfrentar o fato de que, tanto a mídia de massa quanto a sala de aula estão diante do esgotamento do mesmo modelo comunicacional que separa emissão e recepção.” Declara então que “comunicar não é simplesmente transmitir, mas disponibilizar múltiplas disposições a intervenção do interlocutor. A comunicação só se realiza mediante sua participação. (p.197)

Os blogs parecem atender a estas necessidades propostas se usados de forma didática e participativa. Vamos agora falar um pouco sobre isso…

Confira um mapa mental da Cibercultura

Anúncios

10 Comentários so far
Deixe um comentário

Ainda estamos fazendo algumas atualizações, logo o blog estará navegável

Comentário por Paula Jardim

Aprendi a gostar de blogs. Antes não ligava pra eles. Hoje entendo que eles proporcionam espaços para discussões, divulgação de trabalhos etc.
Valeu.

Comentário por Marcus Vinicius

Os blogs de fato são bons. Apesar de a construção do conhecimento também exigir um pouco de vivência, de prática, os debates possibilitam que as pessoas troquem experiências e agreguem novas informações.
O que me preocupa apenas é quando as pessoas passam a não mais experimentar e acreditam que vão conseguir tudo na frente do computador…

Comentário por Juliana

Os blogs de fato são bons. Apesar de a construção do conhecimento também exigir um pouco de vivência, de prática, os debates possibilitam que as pessoas troquem experiências e agreguem novas informações.
O que me preocupa apenas é quando as pessoas passam a não mais experimentar e acreditam que vão conseguir tudo na frente do computador…

Comentário por Juliana Jardim

O legal do blog se comparado a outros tipos de publicações é que ele proporciona a possibilidade de uma resposta quase que imediata por parte do leitor, quando este comentar se transformara em um interlocutor, estabelecendo assim um diálogo. Gosto disso!
Blog é tudo de bom para educação que quer construir o conhecimento a partir da interação.
Paula parabéns por teu blog é de bom gosto, comunica bem visualmente e textualmente, fatores imprescindíveis para se estabelecer uma boa comunicação à distância.

Comentário por Jaire Passos

Vocês já perceberam quantos blogs retornam quando fazemos buscas simples através do google, desde receitas de bolo até pesquisas acadêmicas??? Os blogs tornaram-se também “enciclopédias de quase tudo”. São construtores e disseminadores de conhecimento!!!

Comentário por marinabordin

Oi Meninas

Parabéns pela belíssima apresentação.

Comentário por Andréa De Carli

Antes não dava importância para os blogs, mas agora percebo o valor desse meio para a interação e o conhecimento em várias áreas do conhecimento.

Comentário por Eder

os blogs de fato são maravilhosos,nas pesquisas são comparados a outros tipos de publicações que ele proporciona a resposta imediata ao leitor, é tudo de bom, quando fazemos simples buscas atraves do google.

Comentário por Rosana Souza Amâncio

Olá,
Fiz um blog voltado à educação e cultura.
Gostaria de receber sua visita, lembrando que
aceito toda e qualquer crítica e/ou sugestões.
http://endieducacao.zip.net/
Obrigada,
Endie Bodziack
orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Comentário por Endie bodziack




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: